quinta-feira, 17 de julho de 2008

"Sistema informático CITIUS simplifica trabalho do Ministério Público"

Como adianta o Público Última Hora, "Simplificar e desburocratizar os processos de inquérito, permitindo que estes possam ser mais rápidos, são objectivos da nova aplicação informática CITIUS - Ministério Público (MP) que hoje é apresentada no Centro de Estudos Judiciários (CEJ), em Lisboa.
O secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, disse que a primeira vantagem desta aplicação, que começa hoje a funcionar a título experimental no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa e nos serviços do MP nos Tribunais de Almada e de Oeiras, é permitir a ligação electrónica entre o MP, polícias e tribunais. 'Por exemplo, o MP passa a receber electronicamente a informação da queixa-crime enviada pela Polícia para o MP', explicou.
Outra das vantagens apontadas reside no facto de o MP passar a poder elaborar e assinar digitalmente as decisões e os despachos, sem necessidade de as imprimir. Estas assinaturas electrónicas dispensam, assim, a assinatura em papel.
Fazer pesquisas electrónicas nacionais a arguidos é outra das vantagens, permitindo saber se contra o mesmo arguido correm outros processos noutros pontos do país e em que estado se encontram." (As hiperligações foram acrescentadas)
Esta notícia pode ser lida em texto integral.

Sem comentários: