O Diário Digital noticia que "A comunicação entre os tribunais e o Instituto de Segurança Social vai passar a ser feita por via electrónica a partir deste mês, acabando a troca de milhares de ofícios em papel.
Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado adjunto e da Justiça revelou que a partir de Junho, a troca de informações entre os tribunais e a segurança social passa a ser feita 'por via electrónica, acabando assim os cerca de 40 mil ofícios em papel por mês'. 'O objectivo desta inovação tecnológica é facilitar a troca de informações entre os tribunais e a segurança social, aumentando a celeridade e a eficácia e reduzindo a burocracia', afirmou Conde Rodrigues.
Segundo o secretário de Estado, a consulta electrónica à base de dados 'vai permitir uma poupança de cerca de 160 mil euros'. 'Actualmente, emitem-se cerca de 40 mil ofícios por mês, num total de 480 mil por ano que vão deixar de existir passando a informação a ser mais rápida e muito menos burocrática', referiu.
Esta é a segunda vez que a ligação entre serviços da administração pública passa a ser feita por via electrónica, eliminando-se a troca de papéis, depois deste processo ter sido adoptado pela Direcção-Geral de Reinserção Social.
O secretário de Estado espera que 'esta aplicação informática seja alargada até ao final do ano ao Instituto de Medicina Legal, passando os relatórios de perícias médico-legais a circularem electronicamente entre serviços'. Conde Rodrigues considerou este projecto 'simples, mas importante'.
Entre as informações pedidas à segurança social destacam-se os registos de remunerações, os subsídios de doença ou desemprego e as pensões, consoante o tipo de processos que estão a decorrer nos tribunais." (As hiperligações foram acrescentadas)
Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado adjunto e da Justiça revelou que a partir de Junho, a troca de informações entre os tribunais e a segurança social passa a ser feita 'por via electrónica, acabando assim os cerca de 40 mil ofícios em papel por mês'. 'O objectivo desta inovação tecnológica é facilitar a troca de informações entre os tribunais e a segurança social, aumentando a celeridade e a eficácia e reduzindo a burocracia', afirmou Conde Rodrigues.
Segundo o secretário de Estado, a consulta electrónica à base de dados 'vai permitir uma poupança de cerca de 160 mil euros'. 'Actualmente, emitem-se cerca de 40 mil ofícios por mês, num total de 480 mil por ano que vão deixar de existir passando a informação a ser mais rápida e muito menos burocrática', referiu.
Esta é a segunda vez que a ligação entre serviços da administração pública passa a ser feita por via electrónica, eliminando-se a troca de papéis, depois deste processo ter sido adoptado pela Direcção-Geral de Reinserção Social.
O secretário de Estado espera que 'esta aplicação informática seja alargada até ao final do ano ao Instituto de Medicina Legal, passando os relatórios de perícias médico-legais a circularem electronicamente entre serviços'. Conde Rodrigues considerou este projecto 'simples, mas importante'.
Entre as informações pedidas à segurança social destacam-se os registos de remunerações, os subsídios de doença ou desemprego e as pensões, consoante o tipo de processos que estão a decorrer nos tribunais." (As hiperligações foram acrescentadas)
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