quarta-feira, 19 de setembro de 2007

"UE: projectos lusos e-Government são vistos como exemplares"

Segundo o Diário Digital, "O coordenador do Plano Tecnológico destacou hoje a capacidade de inovação portuguesa no desenvolvimento de projectos de e-Government que são considerados exemplares por outros países europeus, como a Empresa na Hora, o Cartão de Cidadão e o Passaporte Electrónico.
Em declarações à Lusa, Carlos Zorrinho sublinhou que estes três projectos têm sido seguidos pelos outros Estados-membros 'com muito interesse' e também destacou o facto de outros três casos portugueses de administração electrónica estarem entre os 52 finalistas aos prémios europeus de Melhores Práticas de e-Government, considerando-o um 'exemplo da capacidade de inovar e dar resposta dos portugueses'.
Garantindo que Portugal 'tem todos os motivos para estar optimista' em matéria de modernização administrativa, o responsável salientou ainda as melhorias demonstradas por Portugal em análises independentes recentes (como a da Universidade de Brown e da Accenture), que apontam o país como exemplo de progresso rápido ao nível da melhoria dos serviços públicos electrónicos.
Zorrinho atribuiu este desempenho ao grande esforço de mobilização do Governo, mas também à capacidade de inovação dos serviços e ao sentido prático dos portugueses.
'Os portugueses são dos povos que têm maior facilidade em adoptar tecnologias, desde que percebam a sua utilidade', afirmou o responsável, referindo-se ao sucesso de serviços como a entrega electrónica de declarações de IRS e a compra do selo do carro através da Internet.
Carlos Zorrinho frisou ainda a importância da aposta da literacia digital e a 'necessidade de, cada vez mais, levar a rede e os computadores a todos os portugueses'." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está acessível na íntegra.

Sem comentários: