sexta-feira, 27 de julho de 2007

"Bruxelas acusa Intel de abuso de monopólio"

O Diário Digital adianta que "A Comissão Europeia acusou hoje a Intel Corp. de abuso de monopólio por bloquear o acesso ao mercado do fabricante de processadores (chips) Advanced Micro Devices Inc (AMD).
A Comissão alega que a Intel ofereceu reduções de preços substanciais aos fabricantes de computadores para a compra da maioria dos seus processadores x86 e pagou a fabricantes para que cancelassem a produção de computadores usando processadores AMD. A Comissão diz ainda que a Intel vendeu chips a preço reduzido a clientes para tentar entrar neste mercado. «Estes três tipos de conduta destinaram-se a excluir do mercado a AMD, o maior rival da Intel», disse a Comissão Europeia, referindo que «esta atitude faz parte de uma estratégia anticompetitiva».
A Intel, com sede em Santa Clara, Califórnia, Estados Unidos, é a maior fabricante mundial de processadores.
A empresa tem dez semanas para responder às acusações preliminares da Comissão Europeia e pode solicitar uma audição para se defender, período após o qual a comissão pode tomar uma decisão para forçar a empresa a mudar de atitude sob a ameaça de multas.
A comissão está a investigar o comportamento da Intel desde 2001 na sequência de queixas da AMD e de fabricantes de computadores e suspeita que a empresa usa a sua posição líder do mercado para liquidar os rivais no campo dos processadores usados para software da Microsoft.
Os microprocessadores da Intel dominam o mercado mundial dos computadores domésticos com sistema operativo Windows da Microsoft, que representa 90 por cento das suas receitas."

Sem comentários: