quarta-feira, 25 de julho de 2007

"PCP quer 'software' livre no Parlamento antes das obras"

No Diário de Notícias de hoje, a jornalista Eva Cabral revela que "O PCP quer ver aprovada a iniciativa Software Livre no Parlamento, a concluir até ao final da terceira sessão legislativa - Setembro de 2008 -, numa altura em que o plenário de S. Bento vai atravessar um período de profundas obras de remodelação.
Num projecto de resolução entregue no Parlamento, o PCP quer a 'disponibilização em formato aberto de toda a informação e documentação publicada nos sítios Internet e Intranet da Assembleia , permitindo aos seus utilizadores o acesso a todos os conteúdos de forma não condicionada ao uso de software proprietário'. O PCP defende ainda a instalação em todos os postos de trabalho dos grupos parlamentares e dos vários serviços da Assembleia de um 'pacote informático de ferramentas de produtividade em software livre, compatíveis e complementares face aos sistemas actualmente utilizados, que inclua nomeadamente programas de processamento e texto, folha de cálculo, gestão de apresentações, navegação na Internet, correio electrónico e gestão de agenda e leitura de ficheiros multimédia'.
O centro de informática da Assembleia deve desenvolver 'um plano de migração de aplicações e serviços de software livre, com base num levantamento das soluções disponíveis, visando a máxima incorporação destas tecnologia na Rede informática do Parlamento'.
Globalmente esta iniciativa dos comunistas vai facilitar o trabalho durante a realização de obras no palácio de S. Bento, que vão criar naturais perturbações ao seu funcionamento. O PCP entregou igualmente um projecto de lei para criar o Conselho Nacional para as Tecnologias da Informação e da Comunicação que funcionará como um órgão consultivo do Governo para esta área." (A hiperligação foi acrescentada)

Sem comentários: