sábado, 14 de julho de 2007

"Cartão de residência electrónico para imigrantes em preparação"

No Jornal de Noticias de hoje, Inés Cardoso adianta que "Dentro de alguns meses, os cidadãos estrangeiros a viver em Portugal passarão a ter um cartão electrónico de identificação, que poderá ser igualmente utilizado nos serviços de Saúde, Segurança Social e Finanças. O regulamento comunitário que irá fixar as especificações técnicas essenciais para um modelo uniforme de títulos de residência está ainda em fase final de aprovação, o que não impede o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de trabalhar, desde há vários meses, nas soluções prováveis.
O futuro cartão electrónico irá desenvolver-se 'em moldes o mais possível similares aos usados para o novo passaporte electrónico português', como explica o secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães. O objectivo é aproveitar o investimento já feito em equipamento de recolha de imagens faciais e impressões digitais.
'O cartão terá um chip onde serão armazenados dados pessoais e muitos elementos de segurança física, por forma a impedir a falsificação', explica José Magalhães, que tem sido o impulsionador de vários projectos inovadores em que a biometria é a chave para securização documental." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está disponível em texto integral.

Sem comentários: