sábado, 28 de julho de 2007

"Justiça entra no mundo virtual do Second Life"

Como relata Jesus Zing no Jornal de Notícias de hoje, "O Governo português entrou num novo mundo. Nos Estados Unidos, os candidatos presidenciais sujeitaram-se esta semana a uma entrevista colectiva via 'You Tube' - com pessoas normais a deixar as questões para cada um dos democratas que querem ir para a Casa Branca. Ontem, foi a vez de um secretário de Estado português mostrar que também o Estado português quer entrar na internet.
O instrumento não podia estar mais na moda o Second Life, nada mais que um mundo virtual tridimensional. Quanto ao objectivo, é também simples: encontrar uma forma prática, célere e próxima para resolver um conflito judicial, originado - por exemplo - pela compra de um livro num site alojado fora de Portugal.
O secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, usou este mesmo exemplo para apresentar, em Aveiro, o Centro de Mediação e Arbitragem no Second Life (SL). O projecto e-Justice Life, desenvolvido em colaboração com o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, destina-se aos mais de oito milhões de residentes no SL, conhecidos por avatares." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.

Sem comentários: