sexta-feira, 16 de março de 2007

"Governo lança 'consulados virtuais' para compensar fecho de alguns reais"

Igualmente no Diário de Notícias, o jornalista Pedro Correia dá conta que "O Governo vai lançar até ao fim do ano uma rede de 'consulados virtuais' que permitirá às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo tratar de vários actos administrativos através da internet. A revelação foi ontem feita ao DN pelo secretário de Estado das Comunidades, António Braga. No mesmo dia em que o Governo anunciou o encerramento de 12 consulados em países como Espanha, França e Brasil - medida que merece críticas generalizadas da oposição, que apoia uma manifestação de protesto em Paris, no próximo domingo.
'O nosso objectivo é colocar na Net os instrumentos de acesso ao consulado, desmaterializando diversos documentos, nomeadamente registos e certidões, segundo o modelo do Portal do Cidadão. Com esta iniciativa, no âmbito do Simplex, pretende-se evitar o mais possível as deslocações aos consulados', disse António Braga.
Num futuro próximo, promete o secretário de Estado, as associações de emigrantes serão dotadas de quiosques informáticos, em rede com os consulados, onde poderão ser solicitados registos e certidões. De fora desta rede mantém-se a emissão de passaportes e bilhetes de identidade, documentos que só podem ser obtidos na presença das autoridades consulares. [...]" (As hiperligações foram acrescentadas)

Sem comentários: