sábado, 10 de março de 2007

"Tecnologia digital favorece participação"

Nos termos de um artigo do jornalista Rui Cardoso, publicado no Expresso desta semana, "As técnicas de simulação usadas pelos projectistas também podem ajudar os cidadãos a participar nas decisões ao nível local.
Pegue-se num jogo de simulação acessível às crianças como o 'Sim City', junte-se-lhe uma representação virtual do território e acesso pela Internet, e ter-se-á uma ferramenta revolucionária, capaz de uma verdadeira e informada participação na vida local.
A tese é defendida por António Câmara, vencedor da última edição do Prémio Pessoa e administrador da empresa de tecnologias digitais YDreams, num encontro realizado esta semana na Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, destinado a debater os limites e as potencialidades da participação dos cidadãos. Esta iniciativa, levada a cabo em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, insere-se num ciclo que prosseguirá nas próximas semanas.
As propostas de Câmara não são mera conjecturas - têm sido aplicadas na revisão do Plano Director Municipal do Barreiro e permitem, por exemplo, que as pessoas façam comentários orais e que os mesmos não só fiquem registados no sistema como gravados junto da representação da zona do concelho a que dizem respeito.
[...]
Helena Cluny, magistrada do Ministério Público, alertou para as alterações legislativas recentes [Lei n.º 19/2006, de 12 de Julho, que alterou a Lei n.º 65/93, de 26 de Agosto, a LADA - Lei do Acesso aos Documentos Administrativos] que permitem multar os autarcas que vedem o acesso à informação." (As hiperligações foram acrescentadas)

Sem comentários: