terça-feira, 24 de abril de 2007

"Acesso à banda larga sobe 20%"

Na sua edição de hoje, o Jornal de Notícias dá conta que "A taxa de penetração da Internet de alta velocidade (banda larga) em Portugal cresceu 20% em Dezembro de 2006, face ao ano anterior, segundo o estudo 'OCDE Broad Band', ontem divulgado.
Em comunicado divulgado pelo Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, a taxa de penetração da banda larga em Portugal atingiu os 13,8% em Dezembro de 2006, que comparam com 11,5% registados em Dezembro de 2005. Segundo fonte do Gabinete citada na Lusa, 'este aumento é de 2,3 pontos percentuais, o que corresponde a um aumento de 20% em relação ao ano anterior, que é significativo'.
A taxa de penetração de banda larga corresponde ao número total de assinantes de Internet a alta velocidade por 100 habitantes, não estando contabilizados neste valor os 1,6% de acessos à chamada terceira geração (3G) que foram estimados pela Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações em Dezembro de 2006.
Portugal apresenta, em termos europeus, um desempenho acima da média em número de subscritores 3G. Segundo o i2010 - Annual Information Society Report 2007, publicado no final de Março pela Comissão Europeia, Portugal ocupa a terceira posição da União Europeia a 27 com o melhor desempenho em número de subscritores 3G.
Face à importância da banda larga no que respeita ao acesso generalizado dos cidadãos aos benefícios da Sociedade da Informação, o 'Governo, no âmbito do Plano Tecnológico, vai continuar a dar prioridade às medidas e iniciativas que permitam que cada vez mais portugueses possam aceder à utilização de computadores e ao uso da Internet', pode ler-se no comunicado do gabinete coordenado por Carlos Zorrinho." (As hiperligações foram acrescentadas)

Sem comentários: