sexta-feira, 27 de abril de 2007

"Registo de interesses na página da Internet da Assembleia da República preocupa deputados"

Como revela a jornalista Leonete Botelho no Público de hoje, "Ninguém o assume claramente, mas a colocação dos registos de interesses na página da Internet do Parlamento é uma das questões que mais estão a preocupar deputados de vários partidos, em especial do PS e do PSD. Ontem, na segunda reunião da bancada do PS para discussão interna da proposta de reforma do Parlamento, este foi um dos assuntos que mereceram reparos por parte de alguns deputados, que pediram ao responsável, António José Seguro, alguma atenção sobre esta matéria na redacção final do documento.
Também na bancada do PSD a solução foi questionada por parlamentares, que, na reunião da semana passada, avisaram para a tendência de 'vouyerismo' popular, dando como exemplo o que aconteceu com a 'enxurrada' de acessos à página do Ministério das Finanças quando foi colocada on line a lista dos devedores ao fisco.
Apesar do registo de interesses dos deputados ser há anos obrigatório e público - qualquer pessoa pode consultá-lo, bastando solicitar por escrito ao presidente da Comissão Parlamentar de Ética -, a sua disponibilização na rede está a ser considerada uma devassa por alguns sectores. O mesmo acontece com a publicitação das faltas dos deputados e das respectivas justificações, outra das propostas para a reforma do Parlamento.
Mas, sobre estes assuntos, o coordenador do grupo de trabalho que a elaborou, António José Seguro, nada diz.
[...]" (As hiperligações foram acrescentadas)

Sem comentários: