terça-feira, 17 de abril de 2007

"UE/Governo electrónico: MAI quer avanços na presidência lusa"

O Diário Digital dá também conta que "O ministro de Estado e Administração Interna, António Costa, disse hoje esperar que os 27 cheguem a um acordo político sobre o reconhecimento de assinaturas electrónicas ao nível europeu durante a presidência portuguesa da União Europeia.
António Costa falava a jornalistas portugueses em Bruxelas à saída de uma reunião com a comissária europeia responsável pela Sociedade de Informação e Media, Viviane Reding, com quem discutiu os preparativos de uma conferência ministerial «muito importante» centrada no governo electrónico que cabe a Portugal organizar, em Setembro próximo.
O ministro adiantou que a conversa com a comissária se centrou em «como organizar a conferência e como garantir que desta conferência possa sair uma declaração ministerial que ajude a concretizar os ambiciosos objectivos de alargar o governo electrónico, de forma a tornar a Europa mais próxima dos cidadãos».
Para António Costa, algo que «ajudaria muito a criar uma Europa dos cidadãos e a criar um comércio electrónico seguro à escala europeia» seria a existência de uma norma de reconhecimento das assinaturas electrónicas.
Lembrando que em Portugal está já a ser lançado um cartão do cidadão, que vai expandir-se a todo o território nacional até 2008, e que diversos outros Estados-membros já o criaram ou estão em vias de o fazer, o ministro lembrou a necessidade de existir uma norma que assegure que cada país da UE vá criando cartões compatíveis uns com os outros." (As huperligações foram acrescentadas)
Este texto está igualmente acessível na íntegra.

Sem comentários: