domingo, 15 de abril de 2007

"Videojogos usados para ajudar a gerir grandes espaços urbanos"

Nos termos de um artigo do jornalista Filipe Morais, publicado no Diário de Notícias de hoje, "Construir um prédio ou um parque? Um viaduto ou uma estrada? Lotear ou não? E se antes da decisão os autarcas pudessem verificar os resultados práticos das suas decisões? Essa é a proposta que vai ser apresentada amanhã por António Câmara, presidente da empresa de software YDreams, graças à aplicação de um jogo de computador à realidade das cidades, sendo Lisboa usada como exemplo.
O responsável quer mostrar como os videojogos podem ajudar na gestão dos espaços urbanos e vai adaptar o jogo Wikicity a Lisboa. António Câmara explicou ao DN que a ideia surgiu do cruzamento dos problemas das urbes com a ciência e com o mercado, aproveitando ainda a plataforma do popular jogo SimCity, que já tem 20 anos.
'O que este jogo fez foi sintetizar conhecimento científico sobre cidades em forma de jogo', esclarece António Câmara, considerando que se mantém dois problemas porque 'há desenvolvimentos tecnológicos e urbanos' e apontando a Internet como uma preciosa ajuda: 'Permite-nos usar uma plataforma destas de uma forma não ditatorial e imaginar o jogo colectivamente, usando uma base geográfica' real.
O responsável da empresa, também professor da Universidade Nova de Lisboa, adianta que o projecto se baseia num trabalho universitário e que o Wikicity 'é ainda um jogo hipotético, que tem uma base tecnológica para fazer a diferença'. Para tal conta com uma ferramenta online com o poder, por exemplo, do Google Earth." (As hiperligações foram acrescentadas)

Sem comentários: