quinta-feira, 19 de abril de 2007

"Fiscalização: Militares trocam papel por computador"

Também no Correio da Manhã, os jornalistas Luís Oliveira e Miguel Curado dão conta que "Os militares da Brigada de Trânsito (BT) da GNR começaram ontem a emitir os autos de contra-ordenação electrónicos, um sistema que promete agilizar a cobrança de multas e acabar com a burocracia nos postos, libertando os agentes para o trabalho no terreno. O SCOT transmite ainda aos militares, no minuto, todas as informações do veículo e do condutor autuados.
Numa primeira fase, o novo sistema de processamento de multas vai acompanhar apenas os carros-patrulha, mas a partir de Junho pode emitir os autos a partir do posto: o carro-radar regista a matrícula que depois é inserida no programa ao qual a Direcção-Geral de Viação tem acesso.
O sistema ao serviço da BT passa a ser completamente informatizado, desde o levantamento do auto à notificação e cobrança, dispensando, por isso, o uso do papel e a redacção da multa. Cada carro-patrulha dispõe de um computador portátil com um programa informático ligado à intranet da corporação, onde serão inseridos os dados do condutor infractor e do veículo. Depois, com um simples clique, a contra-ordenação é imprimida na impressora instalada no banco traseiro da viatura." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está disponível em texto integral.

Sem comentários: