segunda-feira, 23 de abril de 2007

"Impostos: Mais um erro nas declarações electrónicas"

Nos termos de um artigo do jornalista Miguel Alexandre Ganhão, publicado na edição de hoje no Correio da Manhã, "Em menos de um mês o sistema de declarações electrónicas da Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) registou dois erros que vão dificultar a vida aos contribuintes. O primeiro, oportunamente noticiado pelo CM, registou-se no simulador de IRS que aplicava a taxa de 42 por cento aos rendimentos entre os 55 e os 60 mil euros, quando a taxa correcta era de 40 por cento. Em face desta anomalia – que o Ministério das Finanças prometeu corrigir – os contribuintes ficavam impedidos de realizar a dedução à colecta de 50 por cento dos montantes despendidos com a aquisição de computadores de uso pessoal.
Agora o problema não está no preenchimento das declarações do modelo 3-2, está sim na impressão do respectivo comprovativo de entrega.
Com efeito, todos os campos da declaração de IRS estão correctos e podem ser preenchidos pelo contribuinte. O problema está quando o contribuinte pretende imprimir a declaração que acabou de preencher. Dada a ordem de impressão, a declaração sai... em branco." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está acessível na íntegra.

Sem comentários: