quinta-feira, 19 de abril de 2007

"Ordem rejeita divulgação de clientes com dívidas"

Nos termos de um artigo da jornalista Ana Luísa Nascimento, publicado na edição de hoje do Correio da Manhã, "A ideia teve como fonte de inspiração o Ministério das Finaças e a publicação na internet da lista de devedores ao Fisco. António Colaço solicitou à Ordem dos Advogados (OA) um parecer sobre a adopção deste procedimento em relação aos clientes devedores, mas a resposta foi negativa.
'A divulgação pública de listas de clientes devedores de advogados é, a nosso ver, contrária à dignidade da Advocacia', lê-se no parecer elaborado pelo Conselho Distrital de Lisboa (CDL) da Ordem.
'Há uma falta de adaptação da actividade do advogado a uma economia de mercado, como a nossa', contrapõe António Colaço que, no documento enviado à OA a 2 de Março, explica que a sua sociedade de advogados é 'detentora de muitos créditos em atraso, a maioria com carácter de incobrabilidade', e conclui: 'Urge fazer a devida divulgação da situação caótica em que os clientes não liquidam os seus débitos e na praça pública denigrem a função dos advogados.'." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está acessível na íntegra.

Sem comentários: