quinta-feira, 5 de abril de 2007

"Portugal tem bom desempenho na adopção de serviços e-Government"

Como refere o jornalista Tiago Silva no Diário Económico, "Portugal é o terceiro país da União Europeia em temos de serviços básicos para empresas disponíveis na Internet, segundo um comunicado do gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico divulgado hoje.
O comunicado, que é baseado no Relatório Anual da Sociedade de Informação i2010, destaca as iniciativas portuguesas Diário da República Online, Empresa Online e Empresa na Hora.
Nas áreas referentes ao eGovernment, o comunicado avança que Portugal apresenta um desempenho 'acima da média dos 25 países da União Europeia' no que concerne aos serviços públicos básicos dirigidos aos cidadãos disponíveis online.
Portugal apresenta-se igualmente na terceira posição dentro dos países da União Europeia em número de subscritores da tecnologia de terceira geração (3G).
No que respeita à existência de ligações à Internet de banda larga nas escolas, Portugal apresenta valores acima da média dos 25 países da União Europeia, com 73% contra os 67% europeus.
Portugal aparece abaixo da média da União Europeia no que diz respeito à percentagem da população que utiliza regularmente a Internet, bem como em termos de acesso em casa e no trabalho, facto que o gabinete atribui aos 'baixos níveis de qualificação secundária da população'.
No entanto, o relatório destaca o 'esforço do Governo português no sentido de contrariar esta tendência, nomeadamente através dos benefícios fiscais na compra de computadores', que será 'incrementado com medidas em preparação no âmbito do Plano Tecnológico'." (As hiperligações foram acrescentadas)

Sem comentários: