quinta-feira, 27 de março de 2008

Lei dos EUA permite que governo espione dados de empresas estrangeiras

26/03/2008 - 16h17 , da Folha Online

Companhias de fora dos Estados Unidos que utilizam o Gmail, o serviço de e-mail do Google, além de outras ferramentas oferecidas pela empresa, estão sujeitas ao olhar bisbilhoteiro do governo norte-americano, segundo afirma o jornal canadense "The Globe and Mail".
Conforme o jornal, com base no Patriot Act - aprovado após os ataques terroristas do 11 de setembro - as autoridades dos EUA podem ter acesso à informações que estejam hospedadas em servidores do país, como os serviços do Google.
Mesmo que a legislação de alguns países garanta a proteção aos dados de clientes, as empresas podem ter este sigilo quebrado ao utilizar os serviços do Google, que está sujeito às leis norte-americanas.
O jornal cita o caso da Universidade Lakehead, em Thunder Bay (Canadá), que há cerca de oito meses trocou o sistema de sua biblioteca por um serviço baseado na web oferecido pelo Google, muito mais econômico e eficaz que o sistema anterior. "A universidade fez a troca porque era mais barato. Mas ao ter o serviço do Google de graça, não pode mais garantir nossos direitos", disse ao jornal Tom Puk, ex-presidente da associação de professores da instituição.
A associação entrou com uma queixa contra a administração da Universidade. Os professores afirmam que o acordo com o Google vai de encontro com os termos do acordo coletivo da universidade, que garante o direito à privacidade da comunicação aos membros da instituição de ensino.
Puk afirma que os docentes querem um sistema interno que não permita que pessoas de fora possam ler seus e-mails.
De acordo com o "Globe and Mail", algumas organizações estão banindo as ferramentas inovadores do Google justamente para evitar a espionagem do governo norte-americano.

Riscos
Segundo especialistas em segurança, muitas empresas só agora começaram a perceber os riscos que correm ao utilizar ferramentas baseadas em serviços de web no estilo colaborativo hospedados por empresas dos EUA.
As ferramentas gratuitas do Google são baseadas em publicidade e, automaticamente, extraem informações de conteúdos pessoais (como e-mails) para construir um perfil de publicidade.
O Google, por sua vez, afirma que não mede esforços para garantir proteção às informações de seus clientes.
A empresa, no entanto, não informa com qual freqüência as agências governamentais demandam acesso à informações de clientes ou que tipo de conteúdo das ferramentas baseadas na web já foram solicitadas com base no Patriot Act.

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