O Dinheiro Digital noticia hoje que "Cerca de 150 objectos ou documentos pessoais são registados, em média diária, no portal on-line dos 'perdidos e achados', em funcionamento há oito meses. Mas apenas 10% foram até agora entregues aos proprietários.
Segundo dados do Ministério da Administração Interna, desde 31 de Janeiro que foram inseridos no site da Internet dos 'perdidos e achados' mais de 17 mil objectos e quase 20 mil documentos pessoais. No entanto, apenas foram entregues aos seus legítimos proprietários 1.620 objectos e menos de três mil documentos.
Apesar destes números referentes aos oito meses de funcionamento do http://perdidoseachados.mai.gov.pt, a PSP diz que os seus serviços de achados conseguem restituir habitualmente perto de 60 por cento dos bens recebidos.
Carteiras, porta-chaves, óculos ou telemóveis são alguns dos objectos que se perdem com mais facilidade."
Segundo dados do Ministério da Administração Interna, desde 31 de Janeiro que foram inseridos no site da Internet dos 'perdidos e achados' mais de 17 mil objectos e quase 20 mil documentos pessoais. No entanto, apenas foram entregues aos seus legítimos proprietários 1.620 objectos e menos de três mil documentos.
Apesar destes números referentes aos oito meses de funcionamento do http://perdidoseachados.mai.gov.pt, a PSP diz que os seus serviços de achados conseguem restituir habitualmente perto de 60 por cento dos bens recebidos.
Carteiras, porta-chaves, óculos ou telemóveis são alguns dos objectos que se perdem com mais facilidade."
1 comentário:
Não me surpreende que a devolução dos objectos perdidos seja apenas na ordem dos 10%, mas lamento que o serviço criado e que à partida se mostrava de utilidade pública, seja um fracasso.
Falo por experiência própria: no dia 4 do corrente esqueci no taxi que me transportou do Aeroporto de Lisboa à Av.João XXI, pelas 20,20h. uma bolsa/carteira em tecido azul (ganga),contendo 80 euros;cartões de crédito;contribuinte;carta de condução;cartões de saúde meu e do meu filho,etc., e, desde então todos os dias tenho telefonado para a PSP na Av.Cidade Salazar em Lisboa e nada....como entretanto regressei ao Funchal, onde resido,foi-me sugerido por um amigo que consultasse o vosso site onde estariam mencionados os objectos encon trados, o que pelo menos pouparia o valor das chamadas.
Assim tenho feito, mas verifico com grande surpresa que, só a PSP do Porto,Coimbra e Setúbal descrevem os objectos encontrados e o respectivo nome do perdedor.
Na PSP de Lisboa apenas de lê: OBJECTOS PESSOAIS-CARTEIRA PAOBJ0011780/09 (e mais 53 com nos.diferen tes).
Pergunta-se: Sabendo-se que foram encontrados mais de 50 objectos designados por carteiras, o que fazer? deslocarmo-nos ao respectivo armazém e catar as inúmeras caixas onde as ditas de encontram?... no meu caso pessoal venho do Funchal a Lisboa à deriva?
O sistema seria muito útil se o soubessem usar em Lisboa tal como é feito na PSP do Porto/Setúbal/Coimbra e até Fátima.
Se corrigirem o método de informação, verão que as devoluções aumentarão significativamente, porque a despesa inerente à substituição dos diversos cartões; ao tempo perdido, etc.são de tal forma onerosas que o pacato cidadão que mantêm os seus impostos em dia só tinha que agradecer os benefícios que esse serviço lhes proporcionava.
Paula Cristina Machado Ferreira Castilho
telm.916122499- e-mail mmanuela.castilho@gmail.com
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