quinta-feira, 25 de setembro de 2008

"Perdidoseachados.gov devolve apenas 10% objectos registados"

O Dinheiro Digital noticia hoje que "Cerca de 150 objectos ou documentos pessoais são registados, em média diária, no portal on-line dos 'perdidos e achados', em funcionamento há oito meses. Mas apenas 10% foram até agora entregues aos proprietários.
Segundo dados do Ministério da Administração Interna, desde 31 de Janeiro que foram inseridos no site da Internet dos 'perdidos e achados' mais de 17 mil objectos e quase 20 mil documentos pessoais. No entanto, apenas foram entregues aos seus legítimos proprietários 1.620 objectos e menos de três mil documentos.
Apesar destes números referentes aos oito meses de funcionamento do http://perdidoseachados.mai.gov.pt, a PSP diz que os seus serviços de achados conseguem restituir habitualmente perto de 60 por cento dos bens recebidos.
Carteiras, porta-chaves, óculos ou telemóveis são alguns dos objectos que se perdem com mais facilidade."

1 comentário:

mcastilho disse...

Não me surpreende que a devolução dos objectos perdidos seja apenas na ordem dos 10%, mas lamento que o serviço criado e que à partida se mostrava de utilidade pública, seja um fracasso.
Falo por experiência própria: no dia 4 do corrente esqueci no taxi que me transportou do Aeroporto de Lisboa à Av.João XXI, pelas 20,20h. uma bolsa/carteira em tecido azul (ganga),contendo 80 euros;cartões de crédito;contribuinte;carta de condução;cartões de saúde meu e do meu filho,etc., e, desde então todos os dias tenho telefonado para a PSP na Av.Cidade Salazar em Lisboa e nada....como entretanto regressei ao Funchal, onde resido,foi-me sugerido por um amigo que consultasse o vosso site onde estariam mencionados os objectos encon trados, o que pelo menos pouparia o valor das chamadas.
Assim tenho feito, mas verifico com grande surpresa que, só a PSP do Porto,Coimbra e Setúbal descrevem os objectos encontrados e o respectivo nome do perdedor.
Na PSP de Lisboa apenas de lê: OBJECTOS PESSOAIS-CARTEIRA PAOBJ0011780/09 (e mais 53 com nos.diferen tes).
Pergunta-se: Sabendo-se que foram encontrados mais de 50 objectos designados por carteiras, o que fazer? deslocarmo-nos ao respectivo armazém e catar as inúmeras caixas onde as ditas de encontram?... no meu caso pessoal venho do Funchal a Lisboa à deriva?
O sistema seria muito útil se o soubessem usar em Lisboa tal como é feito na PSP do Porto/Setúbal/Coimbra e até Fátima.
Se corrigirem o método de informação, verão que as devoluções aumentarão significativamente, porque a despesa inerente à substituição dos diversos cartões; ao tempo perdido, etc.são de tal forma onerosas que o pacato cidadão que mantêm os seus impostos em dia só tinha que agradecer os benefícios que esse serviço lhes proporcionava.
Paula Cristina Machado Ferreira Castilho
telm.916122499- e-mail mmanuela.castilho@gmail.com