quinta-feira, 7 de junho de 2007

"Apanhado burlão informático"

No Jornal de Notícias de hoje, Marta Ferreira dá conta que "A Polícia Judiciária (PJ) identificou quatro indivíduos, um dos quais foi detido, por crimes de burla informática, numa operação realizada nas zonas Centro e Norte do país pela Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira.
Todos os indivíduos, identificados após os dois dias de investigação que terminaram anteontem, são suspeitos, segundo comunicado divulgado pela PJ, pela 'captura de dados pessoais de utilizadores de computadores em espaços públicos para posterior entrada em contas bancárias'.
Dos quatro identificados, todos do sexo masculino e com idades compreendidas entre os 20 e os 22 anos, um é apontado como o 'principal arguido' pela autoridades, tendo em conta que foi o primeiro português identificado por produção de um programa de captura de dados das vítimas (malware).
O jovem foi detido em flagrante por contrafacção de moeda falsa. Para além disso é suspeito de outros actos ilícitos, tais como desbloqueio de telemóveis, transferência ilícita de dinheiro e software ilegal.
Foram-lhes apreendidos vários artigos relacionados com a burla informática, designadamente quatro computadores portáteis, dois computadores de mesa e vários suportes digitais de apoio. Foi possível, ainda, às autoridades identificarem, nesta operação, uma fonte de contrafacção de moeda-papel.
O principal arguido aguarda julgamento em liberdade sujeito a apresentações periódicas às autoridades.
Questionada pelo JN sobre um possível número de lesados já confirmados, a PJ não se quis pronunciar mas quis sublinhar, no seu comunicado, o perigo de se utilizar 'aplicações pessoais em espaços públicos de acesso à Internet'." (As hiperligações foram acrescentadas)

Sem comentários: