terça-feira, 12 de junho de 2007

"Três mil funcionários da DGCI vão ter certificados e assinatura electrónica"

O TeK SAPO noticia que "A Direcção Geral de Contribuições e Impostos assinou esta tarde um protocolo com o CEGER que prevê a distribuição de certificados electrónicos por quase 3 mil funcionários e dirigentes do fisco. A medida vai permitir a desmaterialização de procedimentos e processos tributários na relação da Administração fiscal com outros organismos.
Os visados vão ter certificados digitais que permitem fazer a autenticação electrónica perante sistemas, aplicações e serviços; certificados digitais de confidencialidade, que permitem cifrar ficheiros; e certificados de assinatura electrónica qualificada.
A adopção dos certificados digitais será feita de forma gradual, abrangendo num primeiro momento 485 utilizadores e num segundo momento outros 2.500 utilizadores.
A entidade certificadora do Governo entrou em funcionamento em Junho do ano passado. Já em Janeiro deste ano teve início a certificação electrónica dos membros do Governo. O processo tem-se igualmente vindo a generalizar aos organismos do Estado.
Neste momento já foram distribuídos 894 cartões e abrangidos 317 serviços e organismos."

Sem comentários: