segunda-feira, 4 de junho de 2007

"Pré-preenchimento do IRS teve 10% de incorrecções"

No Diário Económico, os jornalistas Mónica Silvares e Luís Reis Ribeiro dão conta que "Cerca de 10% das declarações de IRS pré-preenchidas foram alvo de correcções, de acordo com os dados avançados pelo Ministério das Finanças ao Diário Económico. Um sinal de que continua a ser preciso conferir as declarações fiscais, não obstante o seu processamento ser por via electrónica.
Este ano, o Governo alargou a 1,8 milhões de contribuintes a experiência-piloto de preenchimento automático de alguns campos das declarações, nomeadamente, os valores referentes aos rendimentos auferidos durante 2006 e as retenções na fonte, mas também a própria identificação dos contribuintes.
A necessidade de corrigir 180.940 declarações é justificada por 'diversos factores', segundo as próprias Finanças, nomeadamente 'por algumas entidades pagadoras não terem indicado todos os rendimentos pagos ou valores deduzidos'. O pré-preenchimento tem por base os valores fornecidos pelas empresas (dados dos rendimentos de trabalho dependente e de pensões), através da declaração modelo 10, obrigatória para todas as empresas, e cujo prazo terminou no final de Fevereiro."
Este artigo pode ser lido em texto integral.

Sem comentários: