sábado, 23 de junho de 2007

"UE alarga investigação sobre protecção de dados a todos os motores de busca"

Segundo o Tek SAPO, "A União Europeia quer investigar as políticas de protecção de dados utilizadas por todos os motores de busca online alargando a análise que, até aqui, se dirigia apenas ao Google.
O processo será executado pelo Comité 29 da UE, um grupo de trabalho constituído por especialistas de protecção de dados dos 27 países, que trabalhará com todos os motores de busca e vigiará as suas actividades.
De acordo com o supervisor da área em causa, Peter Hustinx, o grupo vai endereçar documentação específica a cada estado-membro para que estes a entreguem às empresas responsáveis pelos canais de busca presentes nos seus territórios.
A UE justifica a decisão alegando que 'este é um assunto que afecta cada vez mais utilizadores'. O grupo enviou em Maio uma carta ao Google para que a empresa explicasse a razão de manter arquivados dados dos utilizadores durante períodos que variavam entre os 18 e os 24 meses. Após a pressão comunitária, o Google decidiu reduzir definitivamente o tempo de retenção de informações fixando-o nos 18 meses e tomar medidas quanto aos uso de cookies."

Sem comentários: