quarta-feira, 28 de março de 2007

"Certificados de óbito vão ser simplificados"

O PortugalDiário dá conta que "Os Ministérios da Justiça e da Saúde estão a colaborar para que num futuro próximo as informações dos certificados de óbito estejam disponíveis via electrónica, anunciou hoje o ministro da Justiça, Alberto Costa, noticia a Lusa.
No âmbito da apresentação do projecto «Nascer Cidadão», um programa cujo objectivo é permitir que os registos de nascimento dos bebés seja feito na unidade de saúde onde nascem, o ministro da Justiça adiantou que em breve será possível transmitir os dados das causas de morte dos óbitos por via electrónica.
«O que está em causa é a transmissão em tempo útil e em condições de modernização tecnológica, que ainda não existe, mas que vai existir em breve», ou seja, os registos de óbitos vão ser transmitidos no sentido das patologias poderem ser consideradas em tempo útil, explicou o ministro da Justiça.
O protocolo que hoje foi assinado em Faro entre o Ministério da Saúde e o da Justiça prevê que a curto prazo se possa fazer a transmissão da informação do certificado de óbito para a Direcção-Geral da Saúde por via electrónica, acrescentou." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.

Sem comentários: