sexta-feira, 23 de março de 2007

"UE: sistema português elimina fronteiras"

O PortugalDiário adianta que "O Governo português vai entregar terça-feira aos países que aderiram à União Europeia em 2004 a solução informática que vai permitir a supressão do controlo de fronteiras internas dos Estados-membros, foi hoje anunciado oficialmente, noticia a Lusa.
A cerimónia realiza-se em Lisboa, será presidida pelo ministro da Administração Interna, António Costa, e contará com a presença de representantes dos governos Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa.
A solução portuguesa, aprovada em Dezembro passado pelos então 25, consiste em adaptar o actual Sistema de Informações Schengen (SIS), a base de dados que liga os países deste espaço, dando-lhe capacidade para incluir os novos Estados da UE - que aderiram a partir de 2004 -, até à conclusão do SIS II, o sistema da segunda geração.
Esta solução informática foi desenvolvida por técnicos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com o apoio de uma empresa portuguesa, a «Critical Software», que já trabalha para a agência espacial norte-americana NASA." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está disponível em texto integral.

Sem comentários: