segunda-feira, 26 de março de 2007

"Mariano Gago de acordo com Vint Cerf sobre a manutenção da actual estrutura de governação da Internet"

O Tek SAPO noticia que "Arrancou hoje em Lisboa um encontro internacional do organismo que gere os destinos da Internet e que ao longo de toda a semana vai debater em Lisboa um conjunto de temas técnicos e estratégicos.
A abrir o encontro Vint Cerf, considerado por muitos um dos pais da Internet, juntou-se ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para partilhar os principais pontos da agenda e comentar algumas das suas questões mais polémicas.
O governo da Internet foi uma das questões abordadas, com o chairman do ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers a considerar que não é correcto dizer que hoje essa governação seja fita a partir de uma estrutura centralizada. 'O próprio sistema foi desenhado para que isso não acontecesse', complementou Paul Twomey, CEO do organismo.
O responsável recordou que as principais funções do ICANN se remetem a certificar que os protocolos de Internet são mantidos em funcionamento de forma correcta e a gerir o sistema de nomes de domínio (DNS) por forma a garantir que não existem repetições ou nomes que violem as regras de registo."
Este texto está acessível na íntegra.

Sem comentários: